quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Workshop para casais, dia 5 de Março de 2010, das 18h às 21h, no Porto

Durante estas 3 horas será partilhada informação pertinente para casais sobre como podem criar conscientemente laços com o seu bebé e proporcionar os estímulos adequados.
Haverá uma introdução à técnica de toning, uma forma natural de libertar tensões através da voz, uma ferramenta muito útil durante o parto.
Será também ensinada uma canção de embalar. As canções de embalar têm um papel importante para o bebé durante os três primeiros meses após o parto, na adaptação ao novo ambiente. O som e a música (das canções de embalar) cantados durante a gravidez são recordados depois do nascimento e terão um efeito reconfortante nas cólicas ou qualquer outro desconforto. A canção de embalar é também uma forma extraordinária para o pai acalmar o seu bebé.


Este workshop é uma adaptação da formadora à forma como normalmente costuma acompanhar a grávida por forma a tornar possível a partilha de conhecimento nesta sua curta visita a Portugal. O que costuma fazer normalmente são sessões de 1 hora, espaçadas de uma semana entre elas, durante a qual o casal leva exercícios para trabalhar em casa. O preço normal de cada sessão é de 60 dólares por hora. Como achámos demasiado oneroso para os portugueses cobrar 130 euros pela sessão de 3 horas, decidimos oferecer este workshop em troca de donativo (mínimo de 15 euros), por forma a ser acessível a todos, confiando que quem tenha possibilidade de pagar um valor mais justo o faça.

Porque é importante as mulheres cantarem durante a gravidez

A audição é o sentido que se encontra mais desenvolvido no bebé in utero, pelo que o bebé ouve e recorda-se de sons, particularmente os da voz da mãe. O bebé é estimulado pelo som e tom durante toda a gravidez uma vez que os ossos e a água são excelentes condutores do som.
A voz da mãe, especialmente quando canta, ressoa fortemente através do líquido amniótico e dos seus ossos. Cantar facilita a libertação de tensões promovendo relaxamento e estimulando a produção das hormonas do amor (oxitocina, endorfinas, etc). Permite re-energizar forças e promover de uma forma consciente a criação de laços com o bebé. Permite também a ligação para o período pós-parto pois o bebé irá lembrar-se das canções que ouviu na sua passagem pela vida uterina. O bebé sentir-se-á confortado pela familiaridade das canções de embalar e cantos dado que as canções desempenham uma fonte de estabilidade no meio de todas as mudanças e ajustes ao ambiente fora do útero.
No trabalho de parto e no parto, a utilização da entoação (toning) e do canto ajuda na diminuição da dor e no alivio da tensao acumulada na área do pescoço e maxilar que está relacionada com a área do cervix. Há uma relação íntima entre estas duas áreas da fisiologia feminina.
Cantar, chanting e toning são meios lúdicos de cuidar da gravidez e do bebé, ao mesmo tempo que se desenvolve competências para fazer face aos desafios do parto, resultando também em menos intervenções médicas.

FICHA DE INSCRIÇÃO (ver aqui )

Sem comentários:

Enviar um comentário